Morgadio da Calçada

VINTAGE

NOTAS DE PROVA:O Vintage Morgadio da Calçada 2011 mostra uma cor retinta cerrada muito intensa. No aroma, os frutos silvestres e frutos escuros são bem evidentes enquanto no palato revela uma textura aveludada, contrastando de forma maravilhosa com um final em que os taninos se apresentam deliciosamente rústicos. A acidez quase perfeita da vindima de 2011, aliada à grande concentração, torna este Vintage 2011 um grande e impressionante vinho que ganhará muito com o tempo em garrafa.

VINIFICAÇÃO: 2011 foi um ano com precipitação relativamente baixa durante o Inverno e com uma surpreendente floração em Março, mais cedo do que o habitual. Em Junho, o calor extremo apareceu de forma repentina, fazendo com que alguns cachos se queimassem, especialmente em castas mais precoces como a Tinta Barroca. Embora Julho e Agosto tenham sido meses frescos e com alguma precipitação, em Setembro as temperaturas foram altas e a vindima teve que ser acelerada de modo a evitar uvas sobremaduras. O Morgadio da Calçada Vintage 2011 foi integralmente pisado a pé em lagares de pedra. Como é habitual num Vintage desta qualidade, incluímos 100% de engaço na vinificação. Estagiou durante 2 anos em grandes balseiros e tonéis de Vinho do Porto.

SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO:Perfeito com Queijo da Serra, Stilton ou outros queijos azuis. Sobremesas com doces de ovos, tal como pão de ló.

ProdutoMorgadio da Calçada Porto Vintage 2011
ProdutorNiepoort (Vinhos) S.A
RegiãoDouro
Tipo de soloXisto
VinhasCima Corgo
Idade das cepasMais de 70 a 100 anos
CastasTouriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e outras
Densidade por HA4000-6000
Período de vindimaSetembro/Outubro 2011
Forma de vindimaManual
FermentaçãoLagares
Estágio2 anos em balseiros de Vinho do Porto
Teor Alcoólico20% vol
Extrato seco131,60 g/dm3
PH3,57
Acidez volátil0,26 g/L
Acidez total5,06 g/L
Açúcar residual104 g/dm3
Baumé3,8
Massa volúmica1,0 g/cm3
SO2 total80 mg/L
PROTOCOLO