Morgadio da Calçada

VINTAGE

NOTAS DE PROVA:O Vintage Morgadio da Calçada 2007 beneficiou do segundo inverno para fechar ainda mais a cor intensa. No aroma os frutos silvestres e frutos escuros são bem evidentes, enquanto no palato se apresenta com uma textura aveludada, contrastando de forma maravilhosa com um final em que os taninos se apresentam deliciosamente rústicos. Perfeito com queijo da Serra, Stilton ou outros queijos azuis, ou com Pão de Ló ou outras sobremesas à base de ovos.

VINIFICAÇÃO:Depois de alguns invernos muito secos, o inverno de 2006/2007 foi adequado para reequilibrar as reservas de água no solo. Em 2007, a vindima iniciou-se em meados de Setembro. Apesar de uma breve tempestade ocorrida em 16 de Setembro e de leves chuvas no final do mês, a vindima decorreu em excelentes condições. Os mostos exibiam uma cor muito carregada e densa, assim como uma acidez natural fantástica.

ProdutoMorgadio da Calçada Porto Vintage 2007
ProdutorNiepoort (Vinhos) S.A
RegiãoDouro
Tipo de soloXisto
VinhasVale do Pinhão
Idade das cepas60 a 100 anos
CastasTouriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão e outras, incluindo a Touriga Nacional
Ano2007
Forma de vindimaManual
FermentaçãoLagares / pisa a pé
EngarrafadoMaio de 2009
Estágio2 anos em toneis de grandes dimensões
Produção5000 garrafas
Teor Alcoólico20,5% vol
PH3,65
Acidez total4,64 g/L
Açúcar residual92,4 g/L
Baumé3
PROTOCOLO