Morgadio da Calçada

TINTO

NOTAS DE PROVA:O Morgadio Tinto 2009 é um vinho fresco e elegante, muito equilibrado ao mesmo tempo que é complexo. Na boca é um vinho muito atractivo, marcado no aroma por frutos vermelhos de forma delicada. Os taninos são suaves embora presentes de forma intensa. O final é persistente e fresco com leves notas especiadas.
Um vinho pronto para a boa mesa.

VINIFICAÇÃO:O ano de 2009 decorreu fresco até inicio do mês de Agosto. As chuvas da Primavera e do inicio do Verão proporcionaram um boa quantidade de água no solo, tendo sidas estas estações do ano mais frescas do que o habitual na região do Douro, previa-se uma maturação mais longa. No entanto as altas temperaturas registadas a partir de meados de Agosto precipitaram o processo de maturação, tendo a vindima ocorrido cerca de 2 semanas mais cedo que nos anos anteriores.
Depois de uma rigorosa selecção ocorrida na vinha e posteriormente à entrada da adega na mesa de escolha, a fermentação ocorreu em cubas inox, com total desengace das uvas. As macerações ocorreram durante cerca de 15 dias.
Estagiou ao longo de 18 meses em barricas de carvalho francês de 228 litros, onde realizou a fermentação maloláctica.

ProdutoMorgadio da Calçada Tinto 2009
ProdutorNiepoort (Vinhos) S.A
RegiãoDouro
Tipo de soloXisto
VinhasProvesende
Idade das cepasMais de 20 anos
CastasTouriga Franca e outras
Ano2009
Forma de vindimaManual
MalolácticaBarricas
FermentaçãoLagares e inox
EngarrafadoAgosto de 2011
Estágio18 meses em barricas de carvalho Francês
Produção15000 garrafas
Teor Alcoólico13,5% vol
PH 
Acidez total 
Açúcar residual 
Baumé
PROTOCOLO