Morgadio da Calçada

MORGADIO MC

NOTAS DE PROVA:Cor rubi muito viva, de média concentração. Vibrante no nariz, perfumado, com um aroma fresco e muito expressivo nas notas de fruta silvestre. Especiarias e folhas de chá, harmoniosamente ligadas a um perfil balsâmico, originam um aroma complexo e cativante. Na boca, mais elegante que a edição anterior, tem um perfil marcadamente mineral. Com um bom volume de boca, jovem, com boa acidez e taninos macios, é um vinho que apetece beber, sem ser pesado graças ao seu equilíbrio. Final longo, com um sabor mineral muito refrescante.

VINIFICAÇÃO:A vindima de 2013 começou no dia 19 de Agosto, mais cedo do que o habitual, de forma a manter os níveis altos de acidez e evitar graus alcoólicos elevados. O ano foi mais produtivo, cerca de 25% relativamente ao ano anterior. A decisão de começar a vindima mais cedo acabou por se revelar acertada, uma vez que as principais vinhas tinham sido já vindimadas antes de começar a chover intensamente a 27 de Setembro. As uvas foram colhidas num óptimo estado de maturação, com teores de acidez elevados e teores de açúcar muito equilibrados; após escolha, o desengace foi total. A fermentação decorreu
em cubas de aço inox com 8 a 15 dias de maceração pelicular. 15% do vinho foi envelhecido em barricas usadas de carvalho francês durante 12 meses.

SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO:Carnes brancas (peru, frango,..). Sugestões vegetarianas: pratos com massa.

ProdutoMorgadio MC 2013
ProdutorNiepoort (Vinhos) S.A
RegiãoDouro
Tipo de soloXisto
VinhasVárias
Idade das cepas10-40 anos
CastasTouriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e outras
Densidade por HA4000
Altitude100-400m
Condução das vinhasGuyot e Royat
Período de vindimaSetembro
Forma de vindimaManual
MalolácticaBarrica e Inox
FermentaçãoCubas de aço inox
Estágio12 meses em barricas de carvalho francês (20%) e cubas inox (80%)
Teor Alcoólico13% vol
Extrato seco28,70 g/dm3
PH3,72
Acidez volátil0,60 g/dm3
Acidez total4,70 g/dm3
Açúcar residual1,40 g/dm3
Massa volúmica1,0 g/cm3
SO2 livre28 mg/L
SO2 total69 mg/L
PROTOCOLO