Morgadio da Calçada

BRANCO

NOTAS DE PROVA:De intenso carácter mineral, aroma cítrico com notas de pêssego e amêndoa. Trata-se de um vinho de grande complexidade mas elegante, com uma acidez firme. Neste branco, o fumado característico do estágio em barrica integra-se perfeitamente com os aromas e a frescura do vinho. Termina longo e com grande persistência.

VINIFICAÇÃO:O ano de 2010 foi um ano muito chuvoso, nomeadamente no Inverno e inicio da Primavera. Tendo como consequência uma vindima abundante e as vinhas sensibilizadas pelas doenças da grande quantidade de humidade ocorrida. No entanto, o período de maturação foi quente e seco e as ligeiras chuvas no início de Setembro contribuíram, especialmente nas vinhas mais velhas plantadas em altitude como as de Provezende, para terminarem a maturação de forma mais equilibrada. A vindima ocorreu no início de Setembro.
Na adega, após a triagem em mesa de escolha, as uvas são totalmente desengaçadas e suavemente prensadas sem qualquer maceração. O mosto é decantado em cubas inox a baixas temperaturas. A fermentação decorreu maioritariamente em barricas de 228 litros e 500 lts e parcialmente em cuba inox nos quais respectivamente o vinho estagiou na presença de borras finas durante 9 meses sem ter realizado a fermentação maloláctica.

ProdutoMorgadio da Calçada Branco 2010
ProdutorNiepoort (Vinhos) S.A
RegiãoDouro
Tipo de soloXisto
VinhasProvesende
Idade das cepas20 e mais de 80 anos
CastasCodega, Rabigato, Viosinho, Arinto e Malvasia fina
Ano2010
Forma de vindimaManual
MalolácticaNão realizada
FermentaçãoBarricas de carvalho francês e pequenas cubas inox
Engarrafado 
Estágio9 meses em barricas de carvalho francês e cuba inox
Produção15500 garrafas
Teor Alcoólico13% vol
PH3,37
Acidez total4,37 g/dm3
Açúcar residual2,8 g/dm3
Baumé
PROTOCOLO